Oftalmocare

Catarata

A catarata é uma opacificação do cristalino, dificultando a chegada de luz à retina, onde se forma a imagem. A doença é mais comum após os 60 anos, embora possa ocorrer em pessoas mais jovens.

Depois de formada a catarata, a sua remoção cirúrgica pode ser através de técnica de facoemulsificação, seguida do implante de uma lente intra-ocular de material acrílico que é a melhor maneira de restaurar a boa visão. Não há medicamentos ou óculos que curem ou retardem a catarata.

Tratamento

Não existe tratamento clínica da catarata. A cusa é sempre cirúgica. Técnicas mais modernas permitem que a catarata seja uma experiência não traumática para o paciente, nem requer internação. Realizada sob Anestesia Local com uso de colírios, a cirurgia possibilita o retorno para casa em alguma horas. Arecuperação ocorre em pouco tempo.

Causas

A Catarata está relacionada a idade, porém doenças sistêmicas como o diabetes, alterações congênitas, uso de medicamentos (cortisona) e traumas, podem ser fatores pre-disponentes.

Sintomas

Ofuscamento ao olhar as luzes à noite, imagem borrada e perda de percepção das cores são as principais sintomas. A melhora da visão do perto pode ocorrer nas fases iniciais. Isto deve-se a um aumento do cristalino tonando o paciente mais míope.

Quando Operar?

A idéia de que a catarata deve estar "madura" para realização da cirurgia é um conceito antigo, pois quando a mesma se torna muito endurecida pode dificultar o procedimento. A Técnica atual permite a correção da catarata com plena segurança. As atividades normais como dirigir, andar à pé, cozinhar, etc. podem se tornar perigosas, devendo a família apoiar e cuidar para que o tratamento possa ser instituído.

Técnica Cirurgica

A técnica cirúrgica facoemulsificação utiliza a energia de ultra-Som para dissolver e aspirar o cristalino através de uma pequena incisão ao redor de 3mm que cicatriza rapidamente, não necessitando de pontos, nem causando inflamação. No lugar do cristalino é implantada uma lente intraocular dobrável para passar pela pequena incisão.

Pós Operatório

Os pacientes retornam as ativades normais em poucos dias, utilizando colírios por aprox. um mês. A prescrição de óculos é retirada neste período.

1. O que é a cirurgia de catarata?

É a retirada do cristalino opacificado, que é substituido por uma lente intra-ocular visando a restauração da visão.

2. Quando a cirurgia de catarata é recomendada?

Quando a sua visão estiver causando problemas no dia-a-dia impedindo de realizar sua atividades habituais como leitura, dirigir, entre outras.

3. Posso me submeter à cirurgia de catarata mesmo que eu tenha diabetes ou glaucoma?

Sim. Os exames de sangue do diabético deverão estar controlados. Quando é realizada a cirurgia de catarata o glaucoma poderá ser controlado. É possível fazer as duas cirurgias simultaneamente. Converse com seu oftalmologista.

4. A catarata é removida a laser?

Não. A cirurgia é realizada com um aparelho que utiliza ultra-som para fragmentar a catarata.

5. A cirurgia de catarata pode ser feita nos dois olhos no mesmo dia?

Se você necessitar de cirurgia em ambos os olhos, ela será marcada para ocasiões diferentes. Você e seu médico decidirão qual o melhor período para realizar o 2º olho.

6. Tem que usar curativo no olho operado?

Geralmente não ocluímos o olho após a cirurgia, ficando a critério do médico.

7. Quanto tempo após a cirurgia posso começar a dirigir?

Assim que estiver vendo com nitidez e estiver totalmente confortável você poderá começar a dirigir.

8. Quando é que eu vou começar a ver de novo?

A recuperação da visão após a cirurgia varia em cada caso. Algumas pessoas melhoram a visão logo após a cirurgia. A visão pode ficar inicialmente um pouco embaçada devido ao processo de cicatrização, que deverá normalizar dentro de 30 dias.

9. Quanto tempo após a cirurgia vou ter meus novos óculos?

Em torno de 30 dias seu óculos será prescrito, podendo ser orientado a usar um óculos provisório de imediato.

10. Como ficará a minha visão após a cirurgia?

Se o principal problema de sua visão for catarata, após a cirurgia sua visão restabelecerá totalmente. Entretanto, em alguns casos é normal o uso de óculos para leitura, dirigir e algumas atividades.

11. A catarata pode voltar?

Não. Entretanto, meses ou anos após a cirurgia pode ocorrer uma opacificação da cápsula posterior, localizada atrás da lente intraocular, sendo tratado com aplicação do yag laser na clínica, não necessitando internamento.

• Catarata